domingo, 2 de novembro de 2008

AULAS EM POWER POINT (GRAVURA II)

Na nossa primeir aula o tema abordado foi Origens e evolução geral da gravura. Segundo a ementa do professor, vimos os antecedentes da gravura: objetos gravados da Pré-História e selos cilíndricos da Antiguidade. China: invenção do papel e origens da gravura (madeira). Europa: iluminuras, origem da gravura (madeira), livros xilográficos, gravura de ilustração, gravura em metal, gravura de topo, litografia.
Fiquei curioso, principalmente, com os selos cilíndricos. Resgatando essa técnia, hoje temos algo que se aproxima, como as modernas rotativas que imprimem embalagens plásticas, claramente inspiradas na técnica referida. Assim como as modernas off-set derivaram do princípio da rejeição água/óleo utilizado na litogravura. Realmente nada se cria.

Em seguida estudamos o Nascimento da gravura moderna. A gravura até o século XIX: arte menor, arte de reprodução, obra de artesão. Novos procedimentos do século XIX: litografia impressa mecanicamente, cromolitografia, vinhetas, fotografia. A gravura impressionista: gravura original, Provas de Estado, nova estética (influência japonesa), experimentalismos (impressão, retoque de estampas). Justificação de tiragem.
Destaco durante esta aula uma característica visível do período: a apropriação de obras consagradas pelos gravadores da época. "O Triunfo da Galatéia", de Rubens, "As quatro mulheres", com várias releituras, "Os amantes surpreendidos pela morte", são exemplos claros dessa afirmação. A cromolitografia, as vinhetas, característica herdada pelo precursor da xilografia no Rio Grande do Norte, João da Escóssia, no jornal "O Mossoroense", foram outras curiosidades dignas de destaque.

Um comentário:

  1. Links para as aulas teóricas apresentadas pelo Professor Everardo Ramos e disponíveis no www.sigaa.ufrn.br

    ResponderExcluir