quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CULTURA VISUAL EM DESENHO E GRAVURA

Quero aqui nesse texto fazer uma avaliação da minha primeira participação na Semana de Humanidades do CCHLA, apresentando um trabalho próprio. Antes disso, as participações foram apenas em oficinas diversas, o que também não deixou de ser uma forma de aprendizagem. A experiência foi muito prazerosa. Confesso que fiquei um pouco temeroso, pois se tratava da primeira atividade fora do DEART, portanto longe da minha casa. É como ir jogar futebol no campo do adversário. Mas a prática acadêmica prevê isso mesmo, afinal de que vale o conhecimento se não puder ser mostrado para outras platéias, fora do nosso círculo?
O trabalho em si, foi muito bom de fazer. É uma área de meu interesse e tive a sorte de conseguir bons livros para a fundamentação teórica, como “A Literatura de Cordel no Nordeste do Brasil”, da Professora Julie Cavignac, e “Memória das Vozes: Cantoria, romanceiro & cordel”, da pesquisadora Idelette Muzart-Fonseca Santos. Contribuiu muito, o fato de o tema apresentado ser objeto do meu projeto de pesquisa na disciplina Tópicos de Pesquisa em Artes, o que me proporcionou certa tranqüilidade, pois já possuía muito material coletado. Ademais, o fato de já ter experiência prática com Literatura de Cordel (escrevi dois folhetos, ambos dentro do curso), e da xilogravura através de da disciplina Gravura I, foi outro ponto a meu favor.
No final, acho que me saí bem, o trabalho ficou bem estruturado e a apresentação de forma dinâmica, mesclando as duas linguagens, justificou seu título: “Cordel e Xilogravura: Interseções de linguagens à favor da arte”. Espero, agora com mais tranqüilidade a oportunidade de falar mais sobre xilogravura e literatura de cordel para assim precisar pesquisar mais e acumular muito mais conhecimento dentro dessa área de estudo interessante dentro do contexto sócio/cultural do meu estado, e também do resto do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário